Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/362
Título: Arthropods associated with young orchard of pecan in southern Brazil
Título(s) alternativo(s): Artrópodes associados a um plantio jovem de nogueira-pecã no sul do Brasil
Autor(es): Boscardin, Jardel
Costa, Ervandil Côrrea
Fleck, Marciane Danniela
Silva, Jéssica Maus da
Schoeninger, Karine
Delabie, Jacques Hubert Charles
Data do documento: 3-Ago-2020
Resumo: A produção mundial de noz-pecã Carya illinoinensis (Juglandaceae) é liderada pelos Estados Unidos. No Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, houve uma expansão da área plantada com a cultura nos últimos anos. No entanto, faltam pesquisas relacionadas à entomofauna associada à noz-pecã, bem como práticas culturais que auxiliem no Manejo Integrado de Pragas, mesmo havendo uma expansão da cultura. Assim, o presente estudo objetivou avaliar a fauna de artrópodes na copa de plantas de C. illinoinensis, submetido a diferentes manejos de solo, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, utilizou-se delineamento experimental de blocos ao acaso, com cinco blocos e quatro tratamentos: plantio em cova pequena, com 20 × 60 cm (Sp); utilização de subsolador mais grade niveladora e cova pequena (Ssp); utilização de enxada rotativa e cova pequena (Tsp); e plantio em cova grande, com 40 × 60 cm (Lp). De novembro de 2014 a maio de 2015, foram coletadas 7.617 espécimes nas copas de árvores jovens de nogueira-pecã. Foram identificados 150 grupos taxonômicos, sendo Coleoptera a ordem com maior riqueza de espécies. Monellia caryella (Hemiptera: Aphididae) apresentou elevada densidade. Foram registrados os inimigos naturais himenópteros parasitoides e Coccinellidae. Conclui-se que a artropodofauna em copas de plantas jovens de nogueira-pecã apresenta diversidade similar entre os tratamentos e predomínio de M. caryella nas áreas avaliadas.
Palavras-chave: Carya illinoinensis
Entomologia florestal
Manejo integrado de pragas
Monellia caryella
Citação: Boscardin, Jardel; Costa, Ervandil Côrrea; Fleck, Marciane Danniela; Silva, Jéssica Maus da; Schoeninger, Karine; Delabie, Jacques Hubert Charles. Arthropods associated with young orchard of pecan in southern Brazil. Arquivos do Instituto Biológico. v. 87, e0382019, 2020.
ISSN: 1808-1657
Número DOI: 10.1590/1808-1657000382019
Idioma: en_US
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/362
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7.pdf349.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.