Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/49
Título: Registro de danos causados pelo carrapato dos bovinos em uma fazenda no interior de São Paulo
Autor(es): Calvo, Fernanda Duarte
Furlan, Bruna Pedroza
Fiorini, Leonardo Costa
Sampaio, Paulo Henrique Selbmann
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: O parasitismo do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus e as doenças por ele transmitidas aos bovinos causam grandes injúrias aos animais, além de perdas econômicas. A situação é crítica e cada vez mais preocupante. Apesar da existência de métodos alternativos, como o uso de raças de gado resistentes, controle biológico, pesquisas de produtos naturais e vacinas, o controle do carrapato continua sendo realizado com carrapaticidas. Os carrapaticidas usados atualmente pertencem aos seguintes grupos químicos e associações entre si: organofosforados, piretroides, lactonas macrocíclicas, fluazuron, fenilpirazóis e formamidina, e todos apresentam relatos de resistência. Um número considerável de instituições de pesquisas e universidades localizadas nos diversos estados do Brasil oferece o diagnóstico de avaliação de eficácia de carrapaticidas comerciais (biocarrapaticidograma). Porém, essa ferramenta é pouco conhecida pelos produtores, e mesmo entre aqueles que a conhecem, a utilização é pequena. O Laboratório de Parasitologia Animal do Instituto Biológico de São Paulo, que realiza o teste de biocarrapaticidograma desde a década de noventa, nos últimos quatro anos realizou apenas treze testes.
Palavras-chave: Carrapato
Bovino
Parasitismo
Citação: Duarte, Fernanda Calvo; Furlan, Bruna Pedroza; Fiorini, Leonardo Costa; Sampaio, Paulo Henrique Selbmann. Registro de danos causados pelo carrapato dos bovinos em uma fazenda no interior de São Paulo. São Paulo: Instituto Biológico, 2018. (Comunicado Técnico, 229).
Idioma: pt_BR
metadata.dc.type: Article
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/49
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comunicados tecnicos 229 2711218.pdf712.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.