Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/780
Título: Qualidade da água em sistemas de produção de hortaliças folhosas
Título(s) alternativo(s): Water quality in production systems of leaf vegetables
Autor(es): Petrocelli, Bianca Mari
Orientador: Vieira, Eliane
Data do documento: 31-Jul-2020
Resumo: A poluição gerada pelas atividades humanas, como a produção agrícola e a falta de saneamento básico adequado alterou à qualidade dos recursos hídricos levando a degradação de muitas fontes de águas. A agricultura é uma das principais responsáveis pela poluição de mananciais devido ao uso de agrotóxicos e fertilizantes. O despejo de efluentes não tratados e o uso de adubos de origem animal também são responsáveis pela degradação ambiental e podem provocar problemas de saúde pública, já que água contaminada quando utilizada para irrigação de hortaliças se torna um veículo de transmissão de doenças. A qualidade da água em relação ao cultivo de hortaliças apresenta duas vertentes, uma é a qualidade da água para este fim, já que muitas das hortaliças são ingeridas cruas e a questão da segurança do alimento é fundamental em termos de saúde pública. Por outro lado hortaliças são culturas extremamente dependentes de irrigação e água contendo agrotóxicos, fertilizantes e adubo orgânico pode contaminar águas superficiais e subterrâneas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade de águas superficiais e poços rasos usadas para irrigação de hortaliças em Ibiúna, SP, e avaliar o impacto provocado nesses recursos hídricos por meio de parâmetros químicos e biológicos. Os parâmetros inorgânicos nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato e fósforo foram medidos por fotômetro e o pH foi medido por meio de peagâmetro. As análises microbiológicas foram feitas pela técnica do Número Mais Provável (NMP). Para a quantificação de agrotóxicos na água foi usado o método de extração líquido-líquido, e todas as amostras foram analisadas em cromatografia em fase líquida e gasosa. Nas análises de pH, 26,31% das amostras de águas superficiais e 80% das amostras de poços rasos estavam abaixo do valor indicado pela legislação. Somente uma amostra apresentou valor acima do estabelecido para nitrato em águas superficiais, já para os poços rasos 35% das amostras estavam acima do permitido. Em média as amostras de águas superficiais apresentaram concentração de 1,11 mg.L-1 de fósforo, com vi metade das amostras indicando resultados superiores ao estabelecido para fósforo. Os valores de nitrito e nitrogênio amoniacal estavam de acordo com o estabelecido pela legislação em todas as amostras. Nenhum dos agrotóxicos foi identificado em águas superficiais e poços rasos; Nas águas superficiais 73,91 e 36,95% das amostras apresentaram valores superiores a 2,0 x 102 coliformes/100 mL para coliformes termotolerantes e E. coli respectivamente; 18,75% das amostras dos poços rasos estavam com concentrações acima de 2,0 x 102 coliformes termotolerantes/100 mL e todas as amostras dos poços estavam abaixo de 2,0 x 102 Escherichia coli/100 mL. Conclui-se que é necessário um melhor planejamento da utilização dos recursos hídricos utilizados para irrigação de hortaliças e que em termos sanitários muito ainda precisa ser feito para garantir a segurança das hortaliças ingeridas cruas.
Palavras-chave: Agrotóxicos
Fertilizantes
Coliformes termotolerantes
Escherichia coli
Citação: PETROCELLI, Bianca Maria. Qualidade da água em sistemas de produção de hortaliças folhosas. 2020. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2020.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2020D.BP007
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Agrotóxicos e resíduos agrícolas
Ecologia e qualidade dos alimentos
Agência de Fomento: Capes
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/780
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bianca (5).pdf 3.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.