Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/783
Título: Monitoramento de Drosophila suzukii e Zaprionus indianus (Diptera: Drosophilidae) e sua resposta em testes de atratividade por leveduras
Título(s) alternativo(s): Monitoring of Drosophila suzukii and Zaprionus indianus (Diptera: Drosophilidae) and their response in yeast attractiveness tests.
Autor(es): Bulgarelli, Carla Andressa
Orientador: Souza Filho, Miguel Francisco de
Coorientador: Klaczko, Louis Bernard
Data do documento: 2020
Resumo: As espécies invasivas como os drosofilídeos Drosophila suzukii e Zaprionus indianus, afetam diferentes culturas no Brasil. Com isso objetivo deste trabalho é avaliar a associação destas moscas com diferentes leveduras em ensaios no campo e monitorar a abundância relativa das espécies no total de drosofilídeos coletados em locais com variada antropização, a saber: CEASA – Campinas (alta antropização); Pedra Branca – Campinas (média antropização); Frutopia – São Bento do Sapucaí e NPMSBS – São Bento do Sapucaí (média antropização), Pindamonhangaba (baixa antropização). Em paralelo, foram feitos experimentos para verificar a atratividade de iscas com duas espécies de leveduras (Hanseniaspora uvarum e Saccharomyces cerevisiae) para Z.indianus e D. suzukii. Deste modo, caracterizaram-se variações na abundância relativa das espécies, buscando correlações com variáveis abióticas (temperatura) e bióticas (espécies de fermento associadas). No monitoramento, não houve ocorrência de D. suzukii nas áreas de Campinas (CEASA e Pedra Branca); na região de São Bento do Sapucaí na (NPMSBS e FRUTOPIA), todas as coletas foram significativas para a ocorrência de Z. indianus e D. suzukii; em Pindamonhangaba houve maior ocorrência de D. suzukii em comparação aos demais drosofilídeos e Z. indianus. Nos experimentos de campo, não houve diferença estatística entre os tratamentos no segundo dia de coleta, porém H. uvarum foi mais atrativa que S. cerevisiae e controle. Diante do monitoramento, da variação temporal, conclui-se que, houve maior ocorrência de Z. indianus no período de verão nas regiões de Campinas sendo Ceasa, Pedra Branca e São Bento Sapucaí (NPMSBS) em diferentes culturas; D. suzukii ocorreu nas regiões de São Bento Sapucaí, na Frutopia e em Pindamonhangaba, com maior infestação em culturas especificas no período de verão e nos meses do inverno.Nos experimentos de atratividade no campo, ambas as espécies foram mais atraídas por H. uvarum. Contudo esses dados podem contribuir como medida de controle para essas espécies através de iscas especifica.
Palavras-chave: Drosofilídeos
Espécies
Fermentos
Monitoramento
Manejo
Citação: BULGARELLI, Carla Andressa. Monitoramento de Drosophila suzukii e Zaprionus indianus (Diptera: Drosophilidae) e sua resposta em testes de atratividade por leveduras. 2020. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2020.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2020D.CB008
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: Capes
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/783
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carla (4).pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.