Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/785
Título: Steinernema rarum para o controle de Sphenophorus levis, Hyponeuma taltula e Leucothyreus sp. na cultura da cana-de-açucar e sua compatibilidade com vinhaça.
Título(s) alternativo(s): Steinernema rarum for the control of Sphenophorus levis, Hyponeuma taltula and Leucothyreus sp. in the culture of sugarcane and its compatibility with vinasse
Autor(es): Silva, Mateus Salviano Oliveira
Orientador: Leite, Luís Garrigós
Data do documento: 30-Jul-2020
Resumo: O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Dentre as pragas que atacam a cultura, o bicudo-da-cana, Sphenophorus levis (Coleoptera: Curculionidae), tem ganhado destaque nos últimos anos devido à sua crescente disseminação e os grandes prejuízos causados ao setor sucroalcoleiro. Os métodos atuais recomendados para o controle desse inseto, tanto culturais, como baseados na aplicação de produtos químicos, não têm gerado resultados satisfatórios, principalmente em virtude do comportamento do inseto. Uma alternativa para o manejo populacional dessa praga é a utilização de agentes de controle biológico, como os nematoides entomopatogênicos (NEPs), porém até o momento não há disponível no mercado um produto comercial a base desses entomopatógenos. Com este estudo foi possível compreender os aspectos relacionados à formulação, aplicação e eficiência de um produto a base de NEPs, que seja eficiente para o controle de pragas de solo em cana-de-açúcar e em outras culturas/ambientes. Foram selecionadas algumas das espécies de nematoides entomopatogênicos que, de acordo com a literatura, são eficientes no controle de insetos no solo, para um teste de capacidade em ambiente simulando o campo, testando não apenas o potencial patogênico de cada espécie, mas também a forma como agem no solo e infectam o hospedeiro. Além disso, a espécie mais eficiente foi colocada sob análise a fim de se observar uma dose ideal de produto a base desse agente de controle biológico, assim como seu efeito, durabilidade, viabilidade e ação no controle de cobaias em ambiente semelhante ao campo. Os resultados indicaram que a espécie Steinernema rarum foi a mais eficiente no controle de insetos no sentido de interceptação de hospedeiros e mortalidade causada aos mesmos, ainda que no interior de colmos de cana-de açúcar. Os testes de campo indicaram ainda que esta espécie é eficiente no controle de S. levis, Hyponeuma taltula e larvas de escarabeídeos. Os testes de sobrevivência de nematoides em vinhaça indicaram que este resíduo não causa mortalidade de nematoides da espécie S. rarum quando aplicado à um substrato de palha de cana-deaçúcar.
Palavras-chave: Bicudo-da-cana-de-açúcar
Galleria mellonella
Controle biológico
Citação: SILVA, Mateus Salviano Oliveira. Steinernema rarum para o controle de Sphenophorus levis, Hyponeuma taltula e Leucothyreus sp. na cultura da cana-de-açúcar e sua compatibilidade com vinhaça. 2020. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2020.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2020D.MS004
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbano
Agência de Fomento: Capes
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/785
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mateus (1).pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.