Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/787
Título: Tecnologias em Controle Biológico: um estudo a partir da produção paulista de borracha natural
Título(s) alternativo(s): Technologies in Biological Control: A Study from the São Paulo Production of Natural Rubber
Autor(es): Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa
Orientador: Sampaio, Renata Martins
Data do documento: 26-Mai-2020
Resumo: A heveicultura no Brasil apresenta produção em constante expansão, com sua maior parte concentrada no Estado de São Paulo. Mesmo com a crescente expansão da produção, a demanda do país também cresce e supera o aumento progressivo da produção de borracha natural. Dessa forma, atualmente, a balança comercial possui valores deficitários com predomínio das importações dos principais países produtores, localizados na Ásia. O Brasil foi o maior produtor mundial de borracha natural utilizando o sistema extrativista. Porém após o domínio asiático, a produção e comercialização fomentada por políticas públicas passaram a ser trabalhadas em sistema de produção agrícola. Além da mudança do sistema de produção, o processo de vulcanização e a qualidade da borracha natural em relação à sintética motivaram os crescentes avanços técnico-científicos, inclusive os alinhados ao conteúdo fitossanitário. Atualmente, novas exigências tecnológicas são colocadas, a exemplo, das associadas ao controle biológico. Sendo assim, o estudo aborda a inserção das tecnologias em biocontrole no Sistema Agroindustrial da Borracha Natural (SAG-BN) ao buscar respostas para a compreensão de quais fatores podem limitar ou estimular a adoção do controle biológico na heveicultura. Esse propósito é construído enfatizando as características do sistema agroindustrial, a disponibilidade de produtos fitossanitários e de conhecimento técnicocientífico sobre a cultura, assim como da influência de políticas públicas e dos agentes envolvidos. Os resultados apontam um sistema agroindustrial com dificuldade de construir estruturas de governança capazes de promover mudanças. O controle fitossanitário para a produção é marcado pela restrita oferta de produtos tanto químicos quanto biológicos. Por outro lado, o cenário de construção do conhecimento científico e tecnológico apresenta interação com áreas de pesquisa específicas, baixa inserção internacional e limitados esforços voltados ao controle biológico na heveicultura. A coleta de opiniões dos agentes atuantes no SAG-BN mostra que o controle biológico é entendido como uma ferramenta importante na busca pela produção sustentável e por acesso a mercados diferenciados a partir da expansão da produção, porém, a falta de conhecimento técnico, limitada oferta de produtos e a ausência de estruturas de incentivo à mudança tecnológica são obstáculos a serem superados para o desenvolvimento e uso do controle biológico na heveicultura.
Palavras-chave: Heveicultura
Seringueira
Hevea brasiliensis
Biodefensivos
Agrotóxicos
Fitossanidade
Citação: CARVALHO, Yuzen Marin Kunisawa. Tecnologias em Controle Biológico: um estudo a partir da produção paulista de borracha natural. 2020. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2020.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2020D.YK003
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/787
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carvalho.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.