Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/873
Título: Controle da ferrugem da folha do trigo (Puccinia triticina) em diferentes momentos de aplicação de fungicida
Autor(es): Oliveira, Gustavo Migliorini de
Pereira, Diego Dionizio
Camargo, Lenio Cesar Moraes de
Balan, Marcelo Gonçalves
Canteri, Marcelo Giovanetti
Igarashi, Seiji;
Saab, Otavio Jorge Grigoli Abi
Data do documento: 2013
Resumo: A aplicação de fungicidas tem importante papel na cultura do trigo e sua eficácia está atrelada principalmente ao momento biológico para o controle. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência do momento de aplicação de fungicida nos danos decorrentes da ferrugem da folha do trigo (P. triticina). Um coletor de esporos Siga foi instalado na área experimental a fim de auxiliar na previsão da ocorrência da ferrugem antes da manifestação dos sintomas. O cultivar utilizado foi o CD 104 — susceptível à ferrugem — e as aplicações foram realizadas aos 7, 14 e 21 dias após a manifestação dos primeiros sintomas de ferrugem nas plantas. Avaliaram-se neste experimento a área abaixo da curva de progresso da doença, obtida pela sua severidade, e os índices de produtividade (kg/ha) e peso hectolitro (g) da cultura. O coletor Siga foi capaz de detectar esporos de ferrugem antes da manifestação sintomática da doença, auxiliando na sua identificação no campo nos primeiros sintomas. O atraso nas aplicações de fungicida aumentou os níveis de severidade, reduzindo significativamente o nível de controle e ocasionando danos consideráveis à produtividade da cultura. Verificaram-se perdas de produtividade na ordem de 80 kg por dia de atraso na aplicação.
Palavras-chave: Controle químico
Momento biológico de controle
Coletor de esporos
Citação: Oliveira, Gustavo Migliorini de; Pereira, Diego Dionizio; Camargo, Lenio Cesar Moraes de; Balan, Marcelo Gonçalves; Canteri, Marcelo Giovanetti; Igarashi, Seiji; Saab, Otavio Jorge Grigoli Abi. Controle da ferrugem da folha do trigo (Puccinia triticina) em diferentes momentos de aplicação de fungicida. Arquivo do Instituto Biológico, v. 80, n.4, p. 436 - 441, 2013.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/873
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Controle da ferrugem da folha v80,4.pdf356.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.