Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/877
Título: Parasitismo de ovos de Tibraca limbativentris Stål (Hemiptera: Pentatomidae) em lavoura de arroz irrigado, Eldorado do Sul, RS
Autor(es): Idalgo, Thiago Della Nina
Sant'Ana, Josué
Redaelli, Luiza Rodrigues
Pires, Patricia Daniela da Silva
Data do documento: 2013
Resumo: O percevejo-do-colmo, Tibraca limbativentris Stål (Hemiptera: Pentatomidae), é uma importante praga da cultura do arroz no Brasil. O presente trabalho objetivou registrar a ocorrência de parasitoides de ovos de T. limbativentris em lavoura de arroz irrigado, situada no município de Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul. A área (603 m2 ) foi vistoriada semanalmente, de 21/01/2010 a 03/03/2010, coletando-se posturas do percevejo-do-colmo. Constatou-se somente a ocorrência de Telenomus podisi (Ashmead) (Hymenoptera: Platygastridae) como parasitoide de ovos, sendo o índice de parasitismo de 75%. Este é o primeiro registro de T. podisi em ovos do percevejodo-colmo em lavouras de arroz no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Oryza sativa
Percevejo-do-colmo
Controle biológico
Parasitoide
Telenomus podisi
Citação: Idalgo, Thiago Della Nina; Sant'Ana, Josué; Redaelli, Luiza Rodrigues; Pires, Patricia Daniela da Silva. Parasitismo de ovos de Tibraca limbativentris Stål (Hemiptera: Pentatomidae) em lavoura de arroz irrigado, Eldorado do Sul, RS. Arquivo do Instituto Biológico, v. 80, n.4, p. 453 - 456, 2013.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/877
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Parasitismo de ovos v80, 4.pdf197.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.