Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/892
Título: Efeito de acaricidas sobre Schizotetranychus hindustanicus (Hirst) (Acari: Tetranychidae) e ácaros predadores em citros no Estado de Roraima, Brasil
Autor(es): Marsaro Júnior, A.L.
Sato, M.E.
Aguiar, R.M. de
Vieira, G.B.
Silva Júnior, R.J. da
Mineiro, J.L. de C.
Data do documento: Mar-2012
Resumo: O ácaro-hindustânico-dos-citros, Schizotetranychus hindustanicus (Hirst), é uma praga de importância quarentenária, recentemente introduzida no Brasil. Até a condução do presente estudo, não havia informações na literatura sobre a eficiência de acaricidas no controle de S. hindustanicus, em condições de campo. O estudo teve por objetivo avaliar o efeito de alguns acaricidas, utilizados em pomares de citros no país, sobre o ácaro-praga e ácaros predadores (Phytoseiidae) presentes na cultura. O experimento foi conduzido em um pomar de citros (limão-tahiti), em Boa Vista, RR. Os acaricidas testados e respectivas concentrações (g i.a./100 L de água) foram: mancozebe (200), abamectina (0,36), espirodiclofeno (6), enxofre (400) e dimetoato (80). A aplicação foi realizada com equipamento acoplado a um trator, provido de pistolas, aplicando-se 10 litros de calda por planta. O delineamento estatístico foi inteiramente casualizado com seis tratamentos e cinco repetições. As avaliações foram realizadas aos 1, 4, 7, 14, 28, 42 e 56 dias após a aplicação (DAA). Em cada avaliação, foram coletados 20 folhas e 10 frutos por parcela, contando-se o número de ácaros S. hindustanicus e fitoseídeos. Todos os produtos reduziram significativamente a população do ácaro-hindustânico nas folhas até 28 DAA. Os acaricidas dimetoato e espirodiclofeno foram altamente eficientes no controle de S. hindustanicus, sendo que o espirodiclofeno apresentou um período de controle mais longo que dimetoato. Com relação aos ácaros predadores, dimetoato, enxofre e abamectina causaram mortalidades significativas (72 a 100%) aos fitoseídeos, até 4 DAA. A espécie predominante de fitoseídeo foi Euseius concordis (Chant), correspondendo a 71% dos ácaros observados.
Palavras-chave: Ácaro-hindustânico-dos-citros
Limão-tahiti
Controle químico
Phytoseiidae
Citação: Marsaro Júnior, A.L.; Sato, M.E.; Aguiar, R.M. de; Vieira, G.B.; Silva Júnior, R.J. da; Mineiro, J.L. de C.. Efeito de acaricidas sobre Schizotetranychus hindustanicus (Hirst) (Acari: Tetranychidae) e ácaros predadores em citros no Estado de Roraima, Brasil. Arquivo do Instituto Biológico, v. 79, n.1, p. 75 -83, 2012.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/892
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito de acaricidas sobre v79,1.pdf709.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.