Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/899
Título: Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de pinhão manso tratadas com fungicidas
Autor(es): Venturoso, L.R.
Lourenção, A.L.F.
Pezarico, C.R.
Gavassoni, W.L.
Bacchi, L.M.A.
Data do documento: Mar-2012
Resumo: Foram desenvolvidos dois experimentos na Universidade Federal da Grande Dourados, com o objetivo de avaliar a eficiência dos fungicidas, Carboxin + Thiram e Carbendazin + Thiram, em diferentes doses, na sanidade de sementes e seu efeito sobre o vigor de plântulas. Os fungicidas, Carboxin + Thiram foi avaliado nas doses de 350, 450 e 550 mL e Carbendazin + Thiram nas doses de 200, 300 e 400 mL, sendo as respectivas doses para 100 kg de sementes. O delineamento experimental para ambos os ensaios foi inteiramente casualizado com 7 tratamentos, 10 repetições para o ensaio de sanidade e 5 repetições para análise do vigor. Analisaram-se a porcentagem de incidência de fungos nas sementes e o vigor de plântulas, por meio da emergência a campo, índice de velocidade de emergência e altura de plantas. Relata-se a incidência de Aspergillus sp., Penicillium sp., Fusarium sp., Phomopsis sp. e Rhizopus sp., sendo Carboxin + Thiram na dose de 550 mL, o tratamento mais eficiente no controle dos patógenos. Quanto à emergência a campo, ambos os fungicidas foram eficientes, proporcionando aumentos que variaram de 48,9 a 97,4% de emergência. O índice de velocidade de emergência foi favorecido pelos tratamentos com Carboxin + Thiram na dose de 550 mL e Carbendazin + Thiram nas doses de 300 e 400 ml. Constatou-se que Fusarium sp. foi o patógeno com maior percentual de incidência sobre as sementes, todavia, as maiores correlações com a baixa emergência foram observadas pela presença dos fungos Penicillium sp. e Phomopsis sp.
Palavras-chave: Jatropha curcas
Tratamento de sementes
Carboxin + Thiram
Carbendazin + Thiram
Citação: Venturoso, L.R.; Lourenção, A.L.F.; Pezarico, C.R.; Gavassoni, W.L.; Bacchi, L.M.A.. Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de pinhão manso tratadas com fungicidas. Arquivo do Instituto Biológico, v. 79, n.1, p. 121 - 127, 2012.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/899
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE v79,1.pdf356.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.