Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/90
Título: Manejo do ácaro rajado (Tetranychus urticae Koch) em cultivos de gérbera:controle biológico com ácaros predadores (Phytoseiidae), influência de cultivares e agroquímicos
Autor(es): Macena, Angelita Berto de.
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 2019
Resumo: A gérbera (Gerbera jamesonii Adlam) está entre as ornamentais mais cultivadas e se destaca por ter uma grande variedade de cores e por sua alta durabilidade.A cultura vem sofrendo sérias injúrias devido ao ataque do ácaro rajado, Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) que afeta a produção e a qualidade das flores. Um dos problemas associados ao controle químico da praga é a seleção de populações resistentes aos principais acaricidas registrados no Brasil. Assim, o uso de inimigos naturais tem sido um dos controles mais viáveis e eficientes para o controle desta praga. Ácaros predadores da família Phytoseiidae, com destaque para as espécies Neoseiulus californicus (McGregor) e Phytoseiulus macropilis (Banks), vêm sendo utilizados por produtores de ornamentais no Brasil, com resultados promissores para o combate de ácaro rajado. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de diferentes cultivares de gérbera sobre a infestação de ácaro rajado, assim como o efeito de liberações de ácaros predadores (P.macropilis e N. californicus) para o controle de T. urticae nas diversas cultivares de gérbera, no município de Holambra, SP. Foram conduzidos, também, estudos de suscetibilidade de T. urticae a diversos acaricidas, em populações procedentes do cultivo comercial de gérbera, em Holambra, SP. As maiores infestações do ácaro rajado foram observadas para as cultivares Classic F. Gold, Dream e Deep Purple. As menores infestações do ácaro rajado foram verificadas nas cultivares Sarinnah e Maroussia. Os ácaros predadores (P. macropilis e N. californicus) liberados nos canteiros de gérbera reduziram significativamente a densidade populacional de T. urticae, em todas as cultivares avaliadas. O desempenho dos ácaros predadores no controle biológico de T. urticae foi variável para as diferentes cultivares de gérbera, observando-se cultivares mais favoráveis (Classic F. Gold, Dubai, Orange Dino, Sarinnah, Kilimanjaro) e menos favoráveis (Deep Purple, Pacific) aos ácaros predadores. O número de tricomas foliares foi variável para as diferentes cultivares de gérbera, observando-se as maiores infestações de T. urticae nas cultivares com as maiores densidades de tricoma nas folhas. Uma população de T. urticae coletada no cultivo comercial de gérbera em Holambra, em janeiro de 2017, mostrou-se resistente aos acaricidas abamectina, diafentiurom, clorfenapir, fenpropatrina e bifentrina.
Palavras-chave: Gerbera jamesonii
Resistência de plantas
Resistência a acaricidas
Citação: Macena, Angelita Berto de. Manejo do ácaro rajado (Tetranychus urticae Koch) em cultivos de gérbera: controle biológico com ácaros predadores (Phytoseiidae), influência de cultivares e agroquímicos. 2018. 7311 Tese (Doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) — Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2018.
Número DOI: 10.31368/PGSAA.2019T.AM010
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/90
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Angelita_Berto_de_Macena.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.