Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/93
Título: Caracterização da população de Phytophthora infestans (Mont) de Bary em regiões produtoras de batata (Solanum tuberosum L.) no Brasil
Autor(es): Zanotta, Samantha
Orientador: Harakava, Ricardo
Coorientador: Töfoli, Jesus Guerino
Data do documento: 2019
Resumo: A requeima, causada por Phytophthora infestans (Oomycota, Stramenopila), é uma das doenças mais destrutivas na bataticultura mundial, podendo comprometer a produção em poucos dias. Este trabalho tem como principal objetivo a caracterização da população de Phytophthora infestans nas regiões produtoras de batata no Brasil e, para isso, teve como objetivos específicos: i) obter isolados de P. infestans a partir de plantas de batata com sintomas de requeima oriundas de diferentes regiões produtoras do país; ii)iIdentificar e monitorar o tipo de reprodução de isolados de P. infestans existentes no Brasil; iii) caracterizar os isolados do patógeno quanto ao grupo de compatibilidade; iv) caracterizar os isolados do patógeno quanto ao genótipo empregando-se marcadores moleculares tipo SSR; v) avaliar a sensibilidade dos genótipos de P. infestans a quatro ingredientes ativos com diferentes mecanismos de ação, utilizados para o controle químico do patógeno. Para isso, material botânico (folhas, hastes, caules, frutos e tubérculos) manifestando sintomatologia típica de requeima, provenientes de diversos locais produtores de batata pelo Brasil, foi coletado. Destas coletas foram realizadas as análises quanto ao tipo de reprodução presente e o isolamento do patógeno para estudo da população de P. infestans. Reprodução sexuada provenientes de isolados autoférteis de P. infestans foi detectada em três Estados no Brasil, São Paulo (Divinolândia e Itobi), Paraná (Campo do Tenente) e Minas Gerais (Serra do Salitre). O grupo de compatibilidade predominante neste estudo foi o A1. Na identificação quanto ao grupo de compatibilidade dos isolados coletados, a correlação entre os resultados do pareamento “in vitro” e os obtidos molecularmente foi de 100% no presente estudo. Ao realizar a caracterização molecular por microssatélite, utilizando os 12 pares de marcadores microssatélites estabelecido para o monitoramento das populações de P. infestans ao redor do mundo, forma identificadas duas linhagens de P. infestans foram identificadas, a linhagem 2_A1 e a linhagem US-1, sendo a linhagem 2_A1, a mais abundante. A sensibilidade de dezessete isolados de P. infestans coletados pelo Brasil aos princípios ativos ciazofamida, clorotalonil, dimetomorfe e propamocarbe, que possuem mecanismos de ação diferentes, pelo método de microtitulação colorimétrica, não tendo sido observado perda de sensibilidade aos princípios pela maioria dos isolados avaliados.
Palavras-chave: Requeima
Bataticultura
Autofértil
Microssatélites
Fungicidas
Sensibilidade
Citação: Zanotta, Samantha. Caracterização da população de Phytophthora infestans (Mont) de Bary em regiões produtoras de batata (Solanum tuberosum L.) no Brasil. 2019. 124f. Tese (Doutorado em Segurança Alimentar e Sanidade no Agroecossistema) - Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSAA.2019T.SZ014
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/93
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samantha_Zanotta.pdf3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.