Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/930
Título: Inquérito soro-epidemiológico de Brucella ovis em rebanhos ovinos no semiárido baiano
Autor(es): Souza, T.S.
Costa, J.N.
Martinez, P.M.
Lima, C.C.V.
Araújo, B.R.
Costa Neto, A.O.
Anunciação, A.V.M.
Almeida, M.G.A.R.
Pinheiro, R.R.
Data do documento: Jun-2012
Resumo: Com o objetivo de analisar a ocorrência de anticorpos contra Brucella ovis em ovinos no semiárido baiano, este inquérito foi conduzido em rebanhos da microrregião de Juazeiro, Bahia. O teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) foi utilizado para examinar 694 amostras de soro de 58 rebanhos. Anticorpos para B. ovis foram observados em cinco (0,72%) dos animais investigados. Acredita-se que o baixo número de soropositivos deva-se às características dos sistemas de produção, com predominância do tipo de exploração extensiva de animais localmente adaptados, mestiços e sem raça definida para a produção de carne e pele, com baixa produtividade e tecnificação.
Palavras-chave: Brucelose ovina
Epidemiologia
IDGA
Ocorrência
Citação: Souza, T.S.; Costa, J.N.; Martinez, P.M.; Lima, C.C.V.; Araújo, B.R.; Costa Neto, A.O.; Anunciação, A.V.M.; Almeida, M.G.A.R.; Pinheiro, R.R.. Inquérito soro-epidemiológico de Brucella ovis em rebanhos ovinos no semiárido baiano. Arquivo do Instituto Biológico, v. 79, n.2, p. 277 -281, 2012.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/930
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LISTA MATERIAL PARA DESCART.docx13.19 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.