Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/946
Título: Germinação de Phakopsora pachyrhizi Sid. & P. Sid. sob diferentes herbicidas
Autor(es): Schwan-Stoffel, A.V
Gavassoni, W.L
Bacchi, L.M.A
Data do documento: Set-2012
Resumo: Herbicidas são bastante utilizados na agricultura para controle de plantas daninhas. Por serem aplicados sobre as plantas, além de exercerem ação sobre o organismo alvo, podem influenciar outros processos ou a interação da planta, predispondo ou reduzindo a suscetibilidade a doenças. O efeito dos herbicidas no desenvolvimento de doenças geralmente resulta da ação direta no patógeno e indireta pela ativação de resposta da planta. Objetivou-se neste estudo avaliar in vitro o efeito dos herbicidas cletodim + fenoxaprop-P-etílico, clorimurom-etílico, fomesafem + óleo mineral, lactofem e glyphosate sobre uredósporos de Phakopsora pachyrhizi. A germinação e o comprimento do tubo germinativo dos uredósporos foram avaliados em 1, 2, 4, 8 e 24h de exposição aos herbicidas. Todos os herbicidas inibiram a germinação dos uredósporos. Tubos germinativos emitidos por uredósporos expostos a cletodim + fenoxaprope-P-etílico, clorimurom-etílico, lactofem e glyphosate apresentaram menores comprimentos, indicando ação tóxica dos herbicidas.
Palavras-chave: Ferrugem asiática da soja
Uredósporos
Controle químico.
Citação: Schwan-Stoffel, A.V; Gavassoni, W.L; Bacchi, L.M.A . Germinação de Phakopsora pachyrhizi Sid. & P. Sid. sob diferentes herbicidas. Arquivo do Instituto Biológico, v. 79, n.3, p. 381 - 387, 2012.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/946
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERMINAÇÃO DE PHAKOPSORA v79, 3.pdf460.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.