Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/949
Título: Actinomicose mandibular em ovino: relato de caso
Autor(es): Antunes, J.M.A.P
Almeida, A.C.S
Ribeiro, M.G
Amorim, R.L
Hussni, C.A
Listoni, F.J.P
Megid, J
Data do documento: Set-2012
Resumo: O agente primário da actinomicose/osteomielite mandibular é o Actinomyces bovis que infecta principalmente ossos da cavidade oral de bovinos, acarretando prejuízos econômicos devido a perda de peso ocasionada pela dor à mastigação. O diagnóstico é comumente realizado por um bom exame clínico, radiográfico, bacterioscopia e cultivo microbiológico. Neste relato é apresentado o caso de um ovino com aumento localizado de mandíbula. O exame radiográfico demonstrou osteomielite. Amostras da lesão foram coletadas para realização de exame microbiológico e histopatológico. A histopatologia evidenciou lesão piogranulomatosa e na bacterioscopia foi demonstrado um agente Gram-positivo ramificado, filamentoso e catalase negativo. Os achados clínicos associados aos resultados dos exames complementares confirmaram a ocorrência incomum de infecção mandibular por A. bovis em um ovino.
Palavras-chave: Actinomyces bovis
Actinomicose
Osteomielite mandibular
Mandíbula nodular
Citação: Antunes, J.M.A.P; Almeida, A.C.S; Ribeiro, M.G; Amorim, R.L; Hussni, C.A; Listoni, F.J.P; Megid, J. . Actinomicose mandibular em ovino: relato de caso. Arquivo do Instituto Biológico, v. 79, n.3, p. 405 - 409, 2012.
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/949
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACTINOMICOSE MANDIBULAR EM OVINO v79,3.pdf521.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.