Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/97
Título: Avaliação de bactérias simbiontes de nematoides entomopatogênicos e seus filtrados no manejo de Sclerotinia sclerotiorum de soja
Autor(es): Chacon Orozco, Julie Giovanna
Orientador: Harakava, Ricardo
Coorientador: Leite, Luis G.
Data do documento: 2018
Resumo: A soja é o principal produto agrícola de exportação do Brasil. O potencial de rendimento da soja pode ser afetado por doenças como mofo branco, causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, podendo acarretar perdas de até 70%. Em virtude do dificil controle por fungicidas, os agentes biológicos podem ser um método alternativo para seu controle. As bactérias Xenorhabdus e Photorhabdus caracterizam-se pela produção de compostos antimicrobianos, que podem servir como fonte potencial de novos controladores biológicos de doenças em plantas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar bactérias simbiontes de nematoides entomopatogênicos e seus filtrados, visando inibir o crescimento de S. sclerotiorum em meio de cultura e em sementes de soja. Foram avaliados in vitro criterios de inibição do crescimento micelial e da germinação miceliogênica, causada por contato direto dos filtrados e os compostos orgânicos voláteis (COVs) produzidos pelas bactérias. Foram realizados também testes in vivo avaliando o efeito da cultura da bactéria, seus filtrados e os COVs sobre a germinação de sementes de soja, com ou sem a inoculação de S. sclerotiorum, além de testes de penetração endofítica e sistêmica da bactéria e seus metabólitos secundários em plantas de soja. Os filtrados da bactéria X. szentirmaii PAM 25 mostraram ação fungicida sobre o micélio e os escleródios de S. sclerotiorum. Compostos voláteis e não voláteis, produzidos pela bactéria, causaram a esterilização do micélio do fungo e quando avaliados in vivo não causaram danos ao processo de germinação da semente, nem ao desenvolvimento da planta. Tanto as bactérias simbiontes, como seus metabólitos secundários, não conseguiram penetrar na planta. Estes resultados evidenciam a ação da cultura da bactéria, assim como dos seus metabólitos líquidos e voláteis na inibição das estruturas do fungo S. sclerotiorum, bem como na proteção de sementes, o que sugere a possibilidade de uso dessa bactéria como agente biológico potencial no manejo do mofo branco em soja.
Palavras-chave: Mofo branco
Steinernema
Xenorhabus
Heterorhabditis
Photorhabdus
Glycine max
Controle biológico
Citação: Chacon Orozco, Julie Giovanna. Avaliação de bactérias simbiontes de nematoides entomopatogênicos e seus filtrados no manejo de Sclerotinia sclerotiorum de soja. 2018. 82 p. Tese (Doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2018.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2018T.JC018
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/97
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIE GIOVANNA CHACON OROZCO.pdf3.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.