Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/108
Título: O mercado da quinoa no Brasil e investigação de artrópodes e outras matérias estranhas com foco na segurança do alimento para o consumidor
Autor(es): Aquino, Cinthia Iara de.
Orientador: Campos, Ana Eugênia de Carvalho
Coorientador: Potenza, Marcos Roberto
Data do documento: 2019
Resumo: A quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) é um excelente exemplo de alimento funcional por conter o balanço correto de elementos essenciais e vitaminas e o controle da qualidade e da inocuidade dos alimentos é uma exigência em toda a cadeia de produção. Como produto novo no mercado brasileiro, a quinoa não tem seus limites de tolerância para matérias estranhas estabelecidos e não tem metodologia específica para o isolamento delas. Assim, este trabalho teve por objetivos contribuir para o conhecimento da produção agrícola da quinoa nacional e importada, sua distribuição e armazenamento, a fim de avaliar as etapas críticas para a presença de matérias estranhas, de forma a subsidiar a sua regulamentação no Brasil; caracterizar o mercado da quinoa e as condições dos locais de comercialização; verificar o desempenho de metodologias analíticas de isolamento de matérias estranhas em grãos, flocos e farinha de quinoa; e verificar a ocorrência e fazer um levantamento das matérias estranhas agregadas a estes produtos vendidos a granel. As informações sobre o mercado foram extraídas da plataforma Comex Stat e de entrevistas com importador e produtor nacional de quinoa. Foram analisadas 20 amostras de grãos, 20 de flocos e 20 de farinha, adquiridas em lojas no município de São Paulo, onde registros sobre os níveis de higiene e conservação foram realizados. As metodologias foram escolhidas com base nos métodos oficiais de análise da AOAC International e as verificações de desempenho, realizadas por meio de contaminação das amostras com fragmentos de inseto e de pelos de roedor. A coleta de dados revelou que a maior parte da quinoa consumida no Brasil vem do Peru por via marítima e, embora haja demanda, limitações ainda precisam ser superadas para o cultivo de quinoa em solos brasileiros. Quatro das 27 lojas visitadas para a aquisição das amostras apresentaram ótimos níveis de higiene e conservação, 13 tinham bons níveis, nove tinham níveis ruins e uma, péssimo. A recuperação de fragmentos de inseto foi considerada satisfatória nas duas metodologias testadas, porém a técnica para flocos e farinha subestimou a quantidade real de fragmentos de pelos de roedor. Obteve-se que 30% das amostras de grãos, 75% das amostras de flocos e 70% das amostras de farinha de quinoa continham ao menos um tipo de matéria estranha, sendo pelos de animais, fragmentos de insetos, ácaros, insetos inteiros, bárbulas, larvas de inseto, fios de seda, exúvia, dejeções de inseto e/ou fezes de roedor. Este estudo produziu informações que fornecem subsídios para auxiliar na tomada de decisões em relação à tolerância de sujidades nos produtos de quinoa para sua regulamentação no Brasil.
Palavras-chave: Comércio exterior
Desempenho de metodologias analíticas
Levantamento de matérias estranhas
Sujidades
Vigilância
Citação: Aquino, Cinthia Iara de. O mercado da quinoa no Brasil e investigação de artrópodes e outras matérias estranhas com foco na segurança do alimento para o consumidor. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.CA008
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Agrotóxicos e resíduos agrícolas: ecologia e qualidade dos alimentos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/108
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinthia Iara de Aquino.pdf3.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.