Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1090
Título: Análise faunística e flutuação populacional de Moscas-dasfrutas (DIPTERA: TEPHRITIDAE) em pomares comerciais de goiba na região do Cariri Cearense
Autor(es): Azevedo, F.R.
Guimarães, J.A.
Simplício, A.A.F.
Santos, H.R.
Data do documento: Mar-2010
Resumo: Devido à importância das moscas-das-frutas como pragas da fruticultura, este trabalho teve como objetivos caracterizar as populações das moscas-das-frutas em pomares comerciais de goiaba na região do Cariri, Estado do Ceará, por meio de índices faunísticos e estudar a flutuação populacional dessas moscas ao longo do ano. Para isso, foram instaladas armadilhas McPhail nos Municípios de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. As armadilhas foram examinadas semanalmente e as moscas capturadas foram triadas, conservadas em álcool a 70% e identificadas. Constatou-se que Anastrepha zenildae (Wiedemann), A.sororcula Zucchi, A. fraterculus (Wiedemann), A. obliqua (Macquart) e Ceratitis capitata (Wiedemann) foram as moscas-das-frutas associadas à goiaba. Dessas, A. zenildae, A. sororcula e A. obliqua foram dominantes e constantes na região estudada, enquanto que A. fraterculus e C. capitata foram não-dominantes, mas também constantes. A. zenildae ocorreu em quase todos os meses do ano, exceto em outubro e dezembro de 2008, nos três pomares de goiaba do Cariri e com picos populacionais nos meses mais chuvosos e com temperaturas amenas.
Palavras-chave: Tephritidae
Dinâmica populaciona
Psidium guajava
Citação: Análise faunística e flutuação populacional de Moscas-dasfrutas (DIPTERA: TEPHRITIDAE) em pomares comerciais de goiba na região do Cariri Cearense. Azevedo, F.R.; Guimarães, J.A.; Simplício, A.A.F.; Santos, H.R.. Arquivo do Instituto Biológico, v. 77, n.1, p. 33-41, 2010.
ISSN: 1808-1657
Número DOI: 10.1590/1808-1657v77p332010
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1090
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise faunística e flutuação populacional v77,1.pdf153.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.