Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/92
Título: Diversidade de aleirodídeos, cochonilhas (Hemiptera: Aleyrodoidea, Coccoidea) e de parasitoides (Hymenoptera) da mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi Ashby) (Hemiptera: Aleyrodoidea) e efeitos das etapas de beneficiamento pós-colheita em lima ácida ‘Tahiti’ (Citrus latifolia Tanaka) no Estado de São Paulo
Autor(es): Guido, Renata Imperato
Orientador: Raga, Adalton
Coorientador: Silva, Eliane Aparecida Benato Rodrigues da.
Data do documento: 2019
Resumo: O Brasil é o maior produtor mundial de citros, sendo também o segundo maior produtor e segundo maior exportador de lima ácida ‘Tahiti’ (Citrus latifolia Tanaka). O Estado de São Paulo é o maior exportador dessa fruta fresca. O conhecimento sobre plantas hospedeiras e a distribuição geográfica dos aleirodídeos e cochonilhas ainda é pequeno, sendo a maioria das informações disponíveis referentes a poucas espécies que provocam danos econômicos. A falta de conhecimento sobre a diversidade de hospedeiros e sua dinâmica populacional dificulta o manejo de pragas. O presente estudo teve como objetivo gerar e difundir o conhecimento sobre esses insetos, através da atualização das espécies de aleirodídeos, identificação de parasitoides, visando ao incremento das ações de manejo e sustentabilidade na cadeia da lima ácida Tahiti. Além disso, objetivou-se identificar as principais causas de perdas em pós-colheita dessa fruta. No período de junho de 2015 a junho de 2017, foram coletadas quinzenalmente, em dois pomares de limão ‘Tahiti’, 240 folhas infestadas por aleirodídeos e cochonilhas. As folhas infestadas foram imediatamente transportadas ao laboratório e os insetos avaliados e identificados. As pupas dos parasitoides recuperados foram acondicionadas em microtubos plásticos de 2mL e mantidas em sala climatizada por até 30 dias para emergência dos adultos. Das 51 coletas realizadas nas duas áreas de lima ácida Tahiti obteve-se um total de 256.976 insetos. Foram recuperadas quatro espécies de aleirodídeos e 21 espécies de cochonilhas. Nas duas áreas estudadas, o inseto fitófago de maior ocorrência foi Aleurocanthus woglumi Ashby (Aleyrodidae), totalizando 174.133 especimens (67,76%) e apresentando maior incidência nos meses de abril e outubro. Quatro morfoespécies de Encarsia, parasitoides da mosca-negra-doscitros, foram determinadas, sendo duas delas geneticamente idênticas. Foram realizados testes físicos, químicos e avaliações visuais de frutos de lima ácida ‘Tahiti’ após 30 dias de armazenamento, onde foi possível verificar interferência negativa do processo de beneficiamento de frutos de lima ácida ‘Tahiti’. Os frutos que passaram por beneficiamento completo apresentaram maiores perdas por incidência de distúrbios fisiológicos e doenças póscolheita. Phomopsis citri e Penicillium spp. foram os fungos patogênicos mais importantes em pós-colheita de lima ácida Tahiti. Os frutos que passaram pelo beneficiamento completo apresentaram redução significativa na porcentagem de ácido cítrico.
Palavras-chave: Citros
Limão Tahiti
Controle biológico
Insetos fitófagos
Fungo patogênico
Citação: Guido, Renata Imperato. Diversidade de aleirodídeos, cochonilhas (Hemiptera: Aleyrodoidea, Coccoidea) e de parasitoides (Hymenoptera) da mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi Ashby) (Hemiptera: Aleyrodoidea) e efeitos das etapas de beneficiamento póscolheita em lima ácida ‘Tahiti’ (Citrus latifolia Tanaka) no Estado de São Paulo. São Paulo, 2019. Tese (Doutorado em Sanidade Animal, Vegetal e Segurança Alimentar no Agronegócio) – Instituto Biológico.
Número DOI: 10.31368/PGSAA.2019T.RG001
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/92
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata_Imperato_Guido.pdf5.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.