Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1038
Título: Construção de um indicador quantitativo (STATUS DE SAÚDE) para avaliação da qualidade de saúde animal de propriedades rurais
Autor(es): Padovani, C.R.
Stachissini, A.V.M
Costa, H.F. da
Costa, H.F. da
Aragon, F.F.
Modolo, J.R.
Data do documento: Set-2011
Resumo: Visando à construção de uma ferramenta de trabalho que permitisse expressar a grandeza da saúde animal de propriedades rurais, foi construído um indicador resultante da qualidade da saúde do rebanho denominado “status de saúde animal”. Como exemplo para a construção do indicador, tomaram-se os soros de 923 caprinos oriundos de 17 capris do Estado de São Paulo, nos quais se avaliaram três enfermidades e seus respectivos impactos percentuais: a artriteencefalite caprina, a neosporose e a toxoplasmose - todas de caráter infeccioso e transmissível e que ocasionam consideráveis perdas econômicas. A lógica da construção matemática do “status de saúde animal” classifica a propriedade numa variação de 0 a 100%, conforme a positividade das enfermidades no rebanho: quanto maior a frequência acumulativa de ocorrência das doenças nos animais, menor o valor do indicador, chegando ao limite de 0% - quando todos os animais estiverem positivos às três enfermidades e de 100% - quando todo o rebanho for negativo. Para detecção de anticorpos anti-T. gondii, anti-N. caninum e anti-CAEV, foram utilizados, respectivamente, reação de imunofluorescência indireta (RIFI ≥ 16), teste de aglutinação para Neospora (NAT ≥ 25) e imunodifusão em gel de agarose (IDGA positivo ou negativo). O “status de saúde animal” das propriedades rurais variou de 32,38% a 96,40%, de acordo com a ocorrência de positividade para as enfermidades. A característica do valor do “status de saúde animal” terá reflexo direto na cadeia de produção dentro e fora da fazenda, proporcionando não somente enormes vantagens mercadológicas, devido à expressão que a saúde animal terá para agregar valor às propriedades rurais de produção animal, mas também no consumidor final que poderá verificar a qualidade da saúde animal no início da cadeia de produção.
Palavras-chave: Status
saúde animal
toxoplasmose
neosporose
CAE
Citação: Padovani, C.R.; Stachissini, A.V.M; Costa, H.F. da; Aragon, F.F.; Modolo, J.R.. Construção de um indicador quantitativo (STATUS DE SAÚDE) para avaliação da qualidade de saúde animal de propriedades rurais. Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.3, p. 359 - 365, 2011.
ISSN: 1808-1657
Número DOI: 10.1590/1808-1657v78p3592011
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1038
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Construção de um indicador v78,3.pdf273.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.