Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1061
Título: Estudo epidemiológico das Aeromonas SPP., através de REP e ERIC-PCR, em abatedouro bovino
Autor(es): Martineli, T.M.
Rossi, O.D.
Cereser, N.D.
Kamimura, B.A
Cardozo, M.V.
Melo, P.C.
Nespolo, N.M.
Data do documento: Dez-2011
Resumo: O gênero Aeromonas compreende espécies consideradas importantes patógenos para os seres humanos, sendo que a principal ação patogênica delas corresponde às gastroenterites. Tendo em vista sua importância como patógeno de origem alimentar, a ocorrência de Aeromonas spp. foi estudada em carcaças bovinas e ambiente do abatedouro em uma indústria do Estado de São Paulo, com o intuito de definir a possível origem comum dessas bactérias no ambiente do frigorífico através de métodos moleculares. Foram colhidas 15 amostras de 19 pontos, totalizando 285 unidades. As amostras foram colhidas dos seguintes pontos: pele seca e úmida, superfície muscular das carcaças durante a toalete e das carcaças resfriadas, mãos dos funcionários antes e durante o trabalho na sala de abate e câmara de resfriamento, facas, parede e piso da câmara de resfriamento, água (clorada, não clorada e residuária da lavagem das carcaças), carne, conteúdo intestinal e ambiente da sala de abate. Foi realizada a caracterização do gênero e os isolados foram analisados pelas técnicas de REP (Repetitive Extragenic Palindromic) e ERIC (Enterobacterial Repetitive Intergenic Consensus)-PCR. Foi encontrada similaridade ≥ 99% somente entre um isolado de superfície muscular de uma carcaça resfriada com um isolado de mão. As técnicas moleculares não possibilitaram a identificação precisa da origem das bactérias na indústria, mas possibilitaram inferir que os manipuladores podem atuar como disseminadores delas no ambiente de abate.
Palavras-chave: Aeromonas spp.
Epidemiologia molecular
Abate bovino
Citação: Martineli, T.M.; Rossi, O.D.; Cereser, N.D.; Kamimura, B.A; Cardozo, M.V.; Melo, P.C.; Nespolo, N.M.. Estudo epidemiológico das Aeromonas SPP., através de REP e ERIC-PCR, em abatedouro bovino. Arquivo do Instituto Biológico, v. 78, n.4, p. 485 – 491, 2011.
ISSN: 1808-1657
Número DOI: 10.1590/1808-1657v78p4852011
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1061
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DAS AEROMONAS SPP v78,4.pdf278.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.