Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/111
Título: Avaliação do efeito do pH do solo e irrigação na incidência e severidade da sarna da batata causada por Streptomyces spp.
Autor(es): Marques, Harielly Marianne Costa
Orientador: Destéfano, Suzete Aparecida Lanza
Data do documento: 2019
Resumo: A sarna da batata, causada por diferentes espécies do gênero Streptomyces spp., é considerada uma das doenças mais importantes da bataticultura do ponto de vista econômico. Até o momento, não há uma forma eficiente de controle da doença e por isso linhas de pesquisas diversificadas estão sendo seguidas buscando-se uma forma de combater o fitopatógeno. Algumas estratégias de manejo têm sido investigadas incluindo a aplicação de produtos químicos, biológicos e utilização de variedades de batata resistentes, porém ainda não há relatos concretos do impacto do pH e dos regimes de irrigação sobre a doença. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do pH do solo e de regimes de irrigação na incidência e severidade da sarna da batata causada por diferentes espécies Streptomyces spp. Os testes de substratos com valores de PH de 4,0; 4,5; 5,5; 6,5 e 7,5 foram conduzidos em casa de vegetação. Foram testados também três regimes de irrigação: 1 vez na semana, em dias alternados e diariamente. As espécies testadas foram S. scabiei, S. acidiscabies, Streptomyces sp., S. caviscabies e S. europaeiscabiei. O delineamento experimental para o teste do pH foi o de blocos casualizados disposto em esquema fatorial 5 (pHs) x 2 (com e sem o patógeno), com 5 repetições e para o teste de regime de irrigação, esquema fatorial 3 (irrigação) x 2 (com e sem o patógeno). Os resultados para o pH do substrato mostraram diferenças significativas entre os tratamentos onde os valores de pH mais ácidos de 4,0 e 4,5 apresentaram menor incidência e severidade da doença na maioria das espécies testadas. Nos diferentes regimes de irrigação não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos. A acidificação do solo é considerada uma estratégia clássica de manejo da doença, assim os resultados obtidos no presente estudo contribuem para corroborar essa hipotése.
Palavras-chave: Sarna da batata
Manejo
Potencial hidrogeniônico
Umidade do solo
Citação: Marques, Harielly Mariannne Costa. Avaliação do efeito do pH do solo e irrigação na incidência e severidade da sarna da batata causada por Streptomyces spp. 2019. 54 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo 2019.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2019D.HM004
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/111
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HARIELLY MARIANNE COSTA MARQUES.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.