Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1136
Título: Guia para elaboração de dissertações e teses
Autor(es): Silva, Roberto Tadeu da
Data do documento: 16-Jan-2023
Resumo: Este Guia para Elaboração de Dissertações e Teses foi criado para orientar os alunos do Programa de Pós-graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio do Instituto Biológico (IB) no desenvolvimento de seus trabalhos científicos. Baseado nas normas ABNT NBR de informação e documentação, o Guia apresenta explicações, exemplos e sugestões que se constituem aspectos importantes no processo de normalização das dissertações e teses. Nesta versão atualizada de 2023, o Guia incorpora a importante informação de que as dissertações e teses podem ser redigidas no idioma inglês, o que contribuirá para a internacionalização e a ampliação da visibilidade da produção científica institucional. Para facilitar o acesso ao conteúdo aqui apresentado, este Guia está disponível no Repositório da Produção Técnica e Científica do IB em http://repositoriobiologico.com.br/jspui/ e no site da biblioteca em http://www.biologico.sp.gov.br/page/produtos-e-servicos/biblioteca. Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para biblioteca@biologico.sp.gov.br .
Descrição: Orientação geral As dissertações e teses podem ser redigidas no idioma inglês e em capítulos. Monografia Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte ou que se pretende completar em um número pré-estabelecido de partes separadas (ABNT, 2002, p. 2). Projeto de pesquisa Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura (ABNT, 2011, p. 3). Dissertação Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único, inédito, e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (Doutor), visando à obtenção do título de Mestre (ABNT, 2011, p. 2). Tese Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único, inédito, e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (Doutor) e visa à obtenção do título de Doutor ou similar (ABNT, 2011, p. 4).
Palavras-chave: Dissertações
Teses
Normalização de documentos
Normalização de referências
Citação: Silva, Roberto Tadeu da. Guia para elaboração de dissertações e teses. São Paulo: Instituto Biológico, 2023.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2023R.RS002
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Centro de Pesquisa (PqC): Centro de Programação de Pesquisa
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1136
Aparece nas coleções:Documentos Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guia IB-dissertacoes-teses 2023 rev.pdfGuia 2023740.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.