Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1145
Título: Potencial de bactérias extraídas do mangue para o controle biológico de Rhizoctonia solani em soja
Título(s) alternativo(s): Potential of mangrove bacteria for the biological control of Rhizoctonia solani in soybean
Autor(es): da Silva, Raphael Satochi Abe
Orientador: Leite, Luiz Garrigós
Data do documento: Jan-2022
Resumo: A cultura de soja é afetada por uma variedade de doenças que resultam em danos econômicos significativos. O fungo Rhizoctonia solani está entre os fitopatógenos que podem ocasionar danos importantes na cultura, com sintomas de damping-off e queima das folhas. O controle biológico tem se apresentado como alternativa sustentável para o antagonismo de microrganismos patógenos. A bioprospecção de bactérias originadas de ambientes extremos como os manguezais, pode elevar as chances de se buscar isolados com potenciais biotecnológicos elevados, com características exclusivas e pouco estudados. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi isolar microrganismos presentes no solo de manguezais e avaliá-los no controle de R. solani. Amostras de solos do manguezal de Paraty (RJ) e Picinguaba (SP) foram levadas ao laboratório para isolamento dos microrganismos. Inicialmente foi realizado um screening com os isolados in vitro através do confrontamento direto em placa de Petri. Após a seleção, avaliou-se os efeitos dos filtrados bacterianos na inibição micelial do fitopatógeno. Os melhores isolados foram selecionados para ensaios in vivo, nele verificou-se a eficiência dos isolados no controle de R. solani por dois métodos de inoculação: embebimento e revestimento das sementes de soja em solução contendo o caldo de crescimento bacteriano. Dois isolados foram selecionados para teste em casa de vegetação, inoculados em sementes de soja. As identificações moleculares foram realizadas por meio do sequenciamento parcial do gene 16S rRNA. Dentre os 157 microrganismos isolados, apenas cinco foram selecionados para o ensaio in vivo, por apresentarem altos níveis de inibição do fungo patógeno em baixas concentrações. O método de aplicação in vivo utilizando sementes embebidas, demonstrou melhores resultados, causando a diminuição da severidade da doença em comparação com as sementes revestidas. Em casa de vegetação, o isolado B. cepacia PR10 controlou com maior efetividade os sintomas do fitopatógeno, além de apresentar estímulo positivo no desenvolvimento vegetal de soja. Deste modo, conclui-se que os isolados obtidos através do sedimento de manguezal, pode possuir potencial biotecnológico para o controle de R. solani.
Descrição: O Brasil é responsável por cerca de 7% da produção e exportação mundial na área agrícola (MAPA, 2017) e dentre as principais commodities, a soja ocupa o segundo lugar, com uma produção anual de 124,845 milhões to neladas (CONAB, 2020). Dentre os principais fatores limitantes de seu rendimento destacamse as doenças responsáveis pelas grandes variações na produtividade de uma safra para a outra (FENILI, 2001). A cultura de soja é afetada por aproximadamente 40 doen ças identificadas no Brasil, provenientes de fungos, bactérias, nematoides e vírus (CELESTINO et al., 2016). As doenças podem ser classificadas devido a área de ação do patógeno, como podridões de sementes, de plântulas, de raiz, doenças da haste e do colo e doenças foliares (BEN et al., 2015). A importância econômica de cada doença varia a cada ano e em função das condições climáticas, porém alguns patógenos podem ocasionar perdas de quase 100% em áreas de propagação. (CELESTINO et al., 2016).
Palavras-chave: Queima da folha
Mela da Soja
Damping-off
Manejo de doenças
Fungo fitopatogênico
Manguezais
Glycine max
Controle biológico
Citação: DA SILVA, Raphael Satochi Abe. Potencial de bactérias extraídas do mangue para o controle biológico de Rhizoctonia solani em soja. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2021.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2021D.RS014
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1145
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raphael-satochi.pdfPotencial de bactérias1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.