Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1165
Título: Ensacamento de frutos – uma antiga e eficiente estratégia de manejo de pragas na horticultura
Autor(es): Raga, A.
Galdino, L. T.
Data do documento: 2020
Resumo: No Brasil, o processo de ensacamento de frutos começou a ser adotado mais intensamente pelos produtores na primeira metade do século passado, visando ao controle de pragas frugívoras, como moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae). Essa técnica se tornou tradicional em culturas como goiaba e pêssego de mesa, através do emprego de sacos de papel manteiga. Mais recentemente, novos materiais estão sendo empregados na confecção de sacos para proteção de frutos na horticultura, como o TNT (tecido não tecido), ou ainda sacos com camada dupla. Embora a disponibilidade de mão-de-obra seja um fator limitante à sua adoção em grandes áreas, em plantas de grande porte ou muito produtivas, o ensacamento de frutos é uma alternativa viável para a agricultura familiar de produção convencional e orgânica. A sua adoção diminui ou evita o uso de agrotóxicos, com melhorias na saúde humana e ambiental. Algumas culturas e respectivas pragas em que o ensacamento de frutos foi avaliado em pré e pós-colheita foram listadas neste trabalho.
Descrição: O aumento do consumo de frutas e vegetais tem um grande impacto na saúde pública (VEER et al., 2000). Estudos epidemiológicos têm demonstrado uma significativa correlação positiva entre a ingestão de frutas e vegetais e a redução da taxa de mortalidade por doenças cardíacas, doenças comuns e outras doenças degenerativas, bem como do processo de envelhecimento (KAUR; KAPOOR, 2001). Um grande número de agentes anticarcinogênicos é encontrado nessas fontes alimentares, incluindo carotenóides, vitaminas C e E, selênio, f ibra alimentar, glicosinolatos e indóis, isotiocianatos, flavonóides, fenóis, inibidores de protease, esteróis de plantas, compostos de alho e limoneno.
Palavras-chave: Manejo de pragas
Controle mecânico
Produção orgânica
Inseto
Citação: Raga. A.; Galdino, L. T. Ensacamento de frutos – uma antiga e eficiente estratégia de manejo de pragas na horticultura. O Biológico, v. 81, n. 1, p. 1-16, 2019.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v81a10016
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1165
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
57ade22f-a257-4222-a9d6-80bdba9772ef.pdfEnsacamento500.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.