Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1180
Título: Sintomatologia, etiologia e manejo de doenças causadas por fungos e chromistas na cultura da batata
Autor(es): Töfoli, J. G.
Domingues, R. J.
Data do documento: 2022
Resumo: A batata é a solanácea de maior importância econômica no agronegócio mundial. A ocorrência de doenças causadas por fungos e chromistas (oomicetos e cercozoários) pode comprometer seriamente a cultura, o rendimento e a qualidade de tubérculos. Entre os danos causados destacam-se principalmente: falhas de germinação; tombamentos; manchas foliares; lesões em caules, murchas; podridões; manchas, má formação e apodrecimento de tubérculos; queda de vigor e morte de plantas nas diferentes fases de desenvolvimento da cultura. Entre as doenças de maior importância existentes no Brasil destacam-se: a Requeima (Phytophthora infestans); a Pinta preta (Alternaria spp.); a Rizoctoniose (Rhizoctonia solani); a Sarna prateada (Helminthosporium solani); a Murcha de Fusarium e Podridão seca (Fusarium spp.); o Mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum); a Murcha de Verticillium (Verticillium dahlie); a Sarna pulverulenta (Spongospora subterranea); o Olho pardo (Callonectria brassicae) e a Podridão aquosa (Globisporangium spp., Pythium aphanidermatum). O conhecimento dos sintomas, etiologia, epidemiologia e medidas de controle é fundamental em sistemas integrados e orgânicos de produção que tenham por objetivo a manutenção de níveis adequados de produtividade, sustentabilidade, saudabilidade alimentar e bem-estar social. O presente artigo destaca principalmente os fundamentos e caracterização das principais doenças no Brasil e aborda estratégias de manejo envolvendo práticas culturais, controle genético, controle químico, controle biológico, produção sustentável entre outros temas.
Descrição: Considerada o grande “tesouro enterrado” dos povos andinos, a batata (Solanum tuberosum L.) transformou hábitos, culturas e costumes graças a sua excelência como alimento, ampla adaptabilidade e alto potencial produtivo. Com mais de 5000 cultivares, é considerada a terceira cultura alimentar de maior importância econômica e social no agronegócio mundial. Atualmente é considerada a primeira commodity, não grão, pelos mercados de batata congelada, desidratada e batatasemente. Rica em carboidratos, a batata é uma fonte importante de betacaroteno, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, complexo B (B1, B2, B6 e ácido fólico), proteínas de boa qualidade, ferro, piridoxina, fibra alimentar e sais alcalinos.
Palavras-chave: Solanum tuberosum L.
Doenças de plantas
Práticas culturais
Fungicidas
Controle genético
Citação: Töfoli, J. G.; Domingues, R. J. Sintomatologia, etiologia e manejo de doenças causadas por fungos e chromistas na cultura da batata. O Biológico, v. 84, p. 1-76, 2022.
ISSN: 1980-6221
Número DOI: 10.31368/1980-6221v84a10002
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1180
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
909b826b-d450-44ac-a55f-d2c207306bdc.pdfSintomatologia4.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.