Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/173
Título: Sanidade na Ovinocultura II
Autor(es): Chiebao, Daniela Pontes
Romaldini, Adriana Hellmeister de Campos Nogueira
Data do documento: Jun-2017
Resumo: Segundo o último Censo Agropecuário, ocorrido em 2006, o rebanho ovino no Brasil foi estimado em cerca de 13,9 milhões de animais. A região Nordeste contava com 7,7 milhões de ovinos, a região Sul com 3,9 milhões, a região Centro-Oeste com 867 mil, a região Sudeste com 763 mil e a região Norte totalizava 474 mil ovinos. Nos últimos dez anos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, ocorreram mudanças significativas para a consolidação da cadeia produtiva, organizando-se em bases empresariais e em escalas maiores. O Estado de São Paulo passou a conter mais da metade desses estabelecimentos agropecuários e 62% dos ovinos da região Sudeste, que correspondem a 3,6% do total no pais. Tal incremento despertou maior atenção de técnicos e produtores por mudanças significativas na intensificação da pesquisa voltada para produção de animais e beneficiamento de seus produtos, crescimento do nível de organização dos produtores, aumento da absorção das novas tecnologias, maior atuação dos agentes financeiros para facilitar o acesso ao credito e, o mais importante, aumento da demanda por produtos derivados de ovinos e caprinos, atendendo aos consumidores de classes A e B, muito bem informados e atentos ao processo de produção, exigindo maior preocupação sanitária.
Palavras-chave: Sanidade animal
Ovinocultura
Ovinos
Sanidade na ovinocultura
Citação: Chiebao, Daniela Pontes; Romaldini, Adriana Hellmeister de Campos Nogueira. Sanidade na Ovinocultura II. São Paulo: Instituto Biológico, 2017. (Boletim técnico, 28).
ISSN: 2594-6080
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Número inicial-final: p. 1-58
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/173
Aparece nas coleções:Boletim Técnico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim_sanidade_ovinoculturaII.pdfSanidade na ovinocultura1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.