Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/181
Título: Diversidade e Sazonalidade de Tabanidae (Diptera) da Estação Quarentenária de Cananéia e Bactérias Associadas
Autor(es): Sampaio, Antonio Queiroz de Almeida
Orientador: Campos, Ana Eugênia de Carvalho
Data do documento: 2017
Resumo: Altas infestações por mutucas (Diptera: Tabanidae) causam transtornos a funcionários e animais na Estação Quarentenária de Cananéia (EQC), pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A EQC é única no Brasil, com a função de impedir a entrada de doenças exóticas trazidas por animais importados. As mutucas são reconhecidas como vetores mecânicos de agentes patogênicos, como vírus, bactérias, protozoários e helmintos e passam a ser um problema em uma estação de quarentena de animais, uma vez que podem atuar como vetores de agentes patogênicos exóticos, provenientes dos animais quarentenados. Diante deste cenário, esta pesquisa teve o objetivo de identificar e quantificar as espécies de mutucas presentes na EQC, a sua sazonalidade e pesquisar a presença de bactérias patogênicas em exemplares capturados. Para a análise de riqueza de espécies e sazonalidade, as coletas foram quinzenais, de 13/10/2015 a 13/10/2016, utilizando-se armadilhas Malaise dispostas permanentemente, em três pontos distintos, próximo aos animais quarentenados, junto à restinga e à beira do manguezal. Para a análise de bactérias associadas, as mutucas eram coletadas nas armadilhas, em frascos estéreis. Ainda, para avaliar as espécies que realizavam hematofagia sobre os animais e os horários de repasto sanguíneo, foram realizadas coletas de mutucas, sobre equino, nas quatro estações do ano. No total foram capturadas e identificadas 3.201 mutucas pertencentes às subfamílias Tabaninae e Chrysopsinae, com 12 gêneros, distribuídas em 29 espécies. Foi coletada uma espécie ainda não descrita. Tabanus wokei Fairchild, 1983 e Stenotabanus (Stenotabanus) hyalinalis Chaney, Hall & Gorayeb, 1999 foram coletadas pela primeira vez no estado de são Paulo, expandindo suas distribuições. Não houve diferença na composição de espécies capturadas de acordo com a posição escolhida para a disposição das armadilhas Malaise na EQC. Mesmo com os Tabanidae ocorrendo durante todo o ano, o verão e início da primavera apresentaram maior incidência de mutucas. Observou-se predominância dos gêneros Tabanus (Linnaeus, 1758) (61,42%), Stenotabanus (Lutz, 1913) (19,34%) e Diachlorus (Osten Sacken, 1876) (9,47%). Estes três gêneros representam 90,23% da coleta total. Tabanídeos da espécie Tabanus occidentalis Linnaeus, 1758, foram os mais constantes e abundantes no período de coleta. Sobre equinos coletaram-se somente mutucas pertencentes à subfamília Tabaninae, com maior incidência no verão. A hematofagia ocorreu principalmente das 10 às 15 horas. Nos exames bacteriológicos, identificaram-se bactérias comuns, sempre presentes nos animais, sem riscos de surgimento de infecções graves que ameacem a saúde dos animais ou de pessoas.
Palavras-chave: Mutucas
Riqueza de espécies
Vetores Região costeira
Citação: Sampaio, Antonio Queiroz de Almeida. Diversidade e sazonalidade de Tabanidae (Diptera) da Estação Quarentenária de Cananéia e bactérias associadas, 2017. 53 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/181
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Queiroz de Almeida Sampaio.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.