Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/187
Título: Diversidade e dinâmica populacional de ácaros em dois sistemas de produção de citros: convencional e de transição para agricultura orgânica
Autor(es): Ennes, Michele Roberta
Orientador: Sato, Mário Eidi
Data do documento: 2017
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de citros do mundo, com destaque para o Estado de São Paulo. Algumas espécies de ácaros-praga, tais como Brevipalpus yothersi Baker (Acari: Tenuipalpidae) (vetor do vírus da leprose dos citros - CiLV) e Phyllocoptruta oleivora (Ashmead) (Acari: Eriophyidae) são considerados pragas-chave da cultura. O objetivo desta pesquisa foi obter subsídios para o manejo de ácaros-praga em dois sistemas de produção de citros, no estado de São Paulo: 1) Manejo convencional (MC); 2) Manejo de transição (MT) para agricultura orgânica. Os objetivos específicos, para os dois sistemas de produção, foram: 1) Avaliar a diversidade de ácaros e a dinâmica populacional das principais espécies de ácaros fitófagos e predadores em plantas de citros e plantas espontâneas; 2) Avaliar o estabelecimento e o efeito da introdução do predador Neoseiulus californicus (McGregor) sobre as principais espécies de ácaros fitófagos e predadores presentes em plantas cítricas; 3) Avaliar a influência das plantas espontâneas sobre o estabelecimento e a multiplicação de ácaros fitófagos e predadores nos pomares cítricos; 4) Avaliar a diversidade de ácaros edáficos nos pomares cítricos. O estudo foi conduzido em pomar cítrico no município de Mogi Guaçú-SP. Cada área de produção de citros (MC e MT) foi dividida em 10 parcelas de 2.500 m2. Foram realizadas coletas quinzenais de amostras de folhas e frutos de citros, e mensais de plantas espontâneas e solo. Todos os ácaros coletados nas amostras foram montados em lâminas de microscopia, em meio Hoyer, para posterior identificação. Foram coletados 12.355 ácaros, sendo 4.759 em folhas e 7.529 em frutos de citros. Foram observados 6% de Mesostigmata e 94% de Prostigmata. A espécie de ácaro-praga mais abundante foi P. oleivora, que apresentou maiores densidades populacionais em frutos de citros na área de MC. Tetranychus mexicanus (McGregor) (Acari: Tetranychidae) foi segundo ácaro-praga mais abundante e apresentou as maiores infestações em folhas de citros na área de MT. O ácaro predador mais abundante foi Euseius concordis (Chant) (Acari: Phytoseiidae). Observaram-se correlações significativas entre as densidades populacionais de E. concordis e dos ácaros fitófagos P. oleivora e T. mexicanus, nas áreas de MT e MC. Constatou-se maior proporção de ácaros predadores fitoseídeos nas plantas espontâneas da área de MT, que na área de MC. Detectou-se maior número de ácaros edáficos Prostigmata na área de MC, com destaque para os ácaros das famílias Eupodidae, Alycidae, Bdellidae, Tarsonemidae e Pseudocheylidae. No caso dos ácaros edáficos Mesostigmata, os mais abundantes foram os das famílias Macrochelidae e Laelapidae. A liberação de N. californicus proporcionou redução populacional de ácaros-praga em pomares cítricos. Porém, não houve estabelecimento do ácaro predador no campo, provavelmente devido à competição com outros predadores presentes no agroecossistema.
Palavras-chave: Phyllocoptruta oleivora
Tetranychus mexicanus
Euseius concordis
Manejo Integrado de Pragas
Citação: Ennes, Michele Roberta. Diversidade e dinâmica populacional de ácaros em dois sistemas de produção de citros: convencional e de transição para agricultura orgânica. 2017. 49 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/187
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELE ROBERTA ENNES.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.