Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/193
Título: Estudos morfológicos e moleculares de Colletotrichum gossypii var cephalosporioides
Autor(es): Zanotta, Samantha
Orientador: Harakava, Ricardo
Data do documento: 2013
Resumo: Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides (Cgc), agente causal da ramulose, é um dos principais patógenos que afetam o algodoeiro. A diferenciação desta variedade de Colletotrichum gossypii (Cg), causadora da antracnose que se desenvolve sobre as sementes de algodão é muito difícil quando se utilizam métodos rotineiros de patologia de sementes, baseando-se apenas nas características morfológicas. O desenvolvimento de uma metodologia para detecção e diferenciação de Cgc em sementes seria de grande valia para a diagnose destes patógenos em laboratórios de rotina, resultando na comercialização de sementes de boa qualidade sanitária. Diante disso, este trabalho teve como objetivos: estudar características morfológicas do Cgc; estudar características moleculares do Cgc; desenvolver um método eficiente, rápido e de fácil aplicação na detecção e na identificação de Cgc em sementes e plantas de algodão utilizando a técnica PCR; e realizar uma pesquisa com produtores de algodão sobre a ocorrência da ramulose.
Palavras-chave: Algodoeiro
Colletotrichum gossypii
Gossypium spp
Iniciadores específicos
Ramulose
Citação: Zanotta, Samantha. Estudos morfológicos e moleculares de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2013.
Idioma: pt_BR
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/193
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
samantha.pdfEstudos morfológicos1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.