Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/245
Título: Diversidade de Camponotus spp. (Hymenoptera: Formicidae) em áreas verdes urbanas
Autor(es): Oliveira, Amanda Aparecida de
Orientador: Harakava, Ricardo
Coorientador: Campos, Ana Eugênia de Carvalho
Data do documento: 2015
Resumo: Os ecossistemas urbanos são marcados por intensa atividade humana e o processo de urbanização é considerado uma das maiores ameaças à biodiversidade. A preservação de áreas verdes urbanas é extremamente importante, pois podem atuar como repositório da diversidade biológica. Um táxon muito utilizado para mensurar condições ambientais é a família Formicidae. Por ter grande diversidade de espécies e funções ecológicas distintas é possível classificar as formigas em grupos funcionais, nos quais os gêneros apresentam comportamentos e preferências por alimentos e habitats distintos. Um gênero frequentemente encontrado em áreas urbanas é Camponotus, conhecida popularmente como formiga-carpinteira. Dentre as formigas, é o maior gênero em número de espécies, abrigando cerca de 200 espécies apenas na Região Neotropical. A hiperdiversidade e o polimorfismo encontrados neste gênero geram entraves para a identificação taxonômica. Métodos moleculares têm se mostrado como ferramentas auxiliares valiosas para a distinção e identificação de insetos de difícil separação com base em características morfológicas. O objetivo do presente estudo foi identificar a riqueza de espécies do gênero Camponotus em duas áreas verdes de São Paulo com perfis distintos de urbanização (Horto Florestal e Instituto Biológico), empregando métodos tradicionais e moleculares para a identificação dos espécimes coletados ativamente ou com armadilha luminosa. A identificação morfológica foi realizada por meio de chaves dicotômicas e por comparação com espécimes depositados em coleções oficiais. As análises moleculares envolveram o sequenciamento de fragmento do gene codificador da citocromo oxidase I mitocondrial e de marcadores do tipo EPIC (exon-primed intron-crossing). A identificação baseada na morfologia resultou em nove espécies e sete morfoespécies somando os dois locais de coleta. No Horto Florestal foi encontrada maior riqueza de espécies provavelmente devido à maior proximidade a uma área remanescente de Mata Atlântica. Sequências do gene COI obtidas para espécimes alados permitiu relacioná-los às respectivas operárias. As análises filogenéticas indicaram a existência de espécies crípticas de C. balzani e C. atriceps, com ampla divergência genética. O marcador EPIC ant.1281 confirmou os principais achados obtidos com o gene COI, mas apresentou maior variabilidade intraespecífica, principalmente na forma de inserções/deleções, podendo ser útil em estudos de populações. Os resultados mostraram que áreas verdes urbanas abrigam uma riqueza de espécies significativa desse gênero e auxiliam na manutenção da diversidade local.
Palavras-chave: Riqueza de espécies
COI
Identificação
Formiga-carpinteira
Espécie críptica
Citação: OLIVEIRA, A.A. DIVERSIDADE DE Camponotus spp.(HYMENOPTERA:FORMICIDAE) EM ÁREAS VERDES URBANAS. São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/245
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Aparecida de Oliveira.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.