Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/270
Título: Efeito da aplicação de extratos vegetais e isolados de Trichoderma na produção de alface
Autor(es): Duarte, Lígia Maria Lembo
Lucon, Cleusa Maria Mantovanello
Alexandre, Maria Amélia Vaz
Chaves, Alexandre Levi Rodrigues
Donadelli, Alceu
Data do documento: 11-Out-2012
Resumo: Dentre as hortaliças, a alface é uma das mais importantes devido à sua qualidade nutritiva e baixo custo de produção, o que a torna intensivamente empregada na dieta da população. O Estado de São Paulo consolida-se como o maior produtor brasileiro de alface com uma área cultivada de 7.500 ha, gerando uma renda anual de R$ 40 milhões. Entretanto, a produção pode ser comprometida por diversas doenças como as causadas por: (i) fitopatógenos de solo, como Pythium sp. e Rhizoctonia solani, que chegam a causar perdas de até 100%, acarretando no abandono de áreas de produção; (ii) o vírus do mosaico da alface (Lettuce mosaic virus - LMV), que é transmitido por inúmeras espécies de afídeos (pulgões) e o vira cabeça do tomateiro, transmitido por tripes; (iii) o espessamento das nervuras da alface ou “big-vein”, induzido pelo complexo viral Lettuce big-vein associated virus (LBVaV) e Mirafiori lettuce virus (MiLV), transmitidos por fungos de solo do gênero Olpidium.
Palavras-chave: Hortaliças
Alface
Controle biológico
Extratos vegetais
Trichoderma
Citação: Duarte, Lígia Maria Lembo; Lucon, Cleusa Maria Mantovanello; Alexandre, Maria Amélia Vaz; Chaves, Alexandre Levi Rodrigues; Donadelli, Alceu. Efeito da aplicação de extratos vegetais e isolados de Trichoderma na produção de alface. São Paulo: Instituto Biológico, 2012. (Comunicado técnico, 182).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/270
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efeito da aplicação de extratos vegetais e isolados de Trichoderma na produção de alface.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.