Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/289
Título: Estudos morfológicos e moleculares de Fusarium oxysporum f.sp. vasin- fectum.
Autor(es): Silva, Fabiana Pires da
Orientador: Harakava, Ricardo
Data do documento: 2013
Resumo: A identificação de Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum (Fov) em sementes de algodão é dificultada visto que a diferenciação das formae speciales de fungos não é possível quando se utiliza métodos rotineiros recomendados para a detecção. Diante disso, este trabalho teve como objetivo estudar as características de crescimento e coloração micelial de isolados de Fov, comprovar a especificidade de iniciadores descritos na literatura e desenvolver iniciadores específicos, visando estabelecer um método de detecção e identificação deste patógeno em sementes de algodão e também prospectar a opinião de produtores de algodoeiros sobre a importância da doença. Quinze isolados de Fov, obtidos junto a diferentes coleções, tiveram sua patogenicidade confirmada através da inoculação de plantas de algodão, entretanto grande variabilidade na agressividade foi constatada. Os experimentos para a caracterização do crescimento e coloração micelial foram realizados utilizando-se os meios de cultura batata-dextrose-ágar (BDA) e Czapek (CZP), e temperaturas de incubação de 25 e 27°C. Os isolados formaram quatro grupos para o meio BDA e sete grupos para o CZP, mostrando que as características miceliais não permitem a identificação de Fov. Para os estudos moleculares, as regiões ITS (internal transcribed spacer) e IGS (intergenic spacer region) e parte do gene codificador do fator de elongação (EF) foram amplificados empregando-se iniciadores universais. O sequenciamento destas regiões não permitiu o desenho de iniciadores específicos ao Fov devido à baixa variabilidade da região ITS entre formae speciales de F. oxysporum, apesar da maior variabilidade do gene EF e da região IGS, várias formae speciales distintas compartilhavam a mesma sequência. Iniciadores específicos para Fov não permitiram a detecção de todos os isolados de Fov utilizados no presente trabalho. O emprego da técnica de “random amplificed polymorphic DNA” (RAPD) resultou na amplificação de padrões de bandas distintos entre Fov e outras f. sp de F. oxysporum. Entretanto, iniciadores desenvolvidos a partir do sequenciamento de bandas distintas de Fov não mostraram especificidade ao mesmo.
Palavras-chave: Gossypium spp.
Detecção
Fusariose
Citação: SILVA, Fabiana Pires da. Estudos morfológicos e moleculares de Fusarium oxysporum f.sp. vasin- fectum. 2013. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2013.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Sanidade Vegetal, Segurança Alimentar e o Ambiente
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/289
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA O DA SILVA.pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.