Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/294
Título: Ficus elastica: novo hospedeiro de Ganoderma applanatum
Autor(es): Russomanno, Olga Maria Ripinskas
Coutinho, Leila Nakati
Kruppa, Pedro Carlos
Porto, Bruno H. C.
Data do documento: 12-Jul-2012
Resumo: A majestosa Ficus elastica Roxb., também conhecida por seringueira, seringueira-de-jardim, árvore-da-borracha, borracheira, falsa-seringueira ou figueira-branca, família Moraceae, pode efetivamente chegar a atingir cerca de 60 metros de altura no seu habitat natural, que compreende todo o subcontinente indiano, a Malásia e a Indonésia. No Brasil, sua altura está em torno de 20 a 30 metros. Possui tronco curto e grosso, que chega aos dois metros de diâmetro, geralmente irregular e muito ramificado desde a base, de casca lisa e acinzentada. Sua copa é ampla, com ramos que se desenvolvem obliquamente ao tronco principal. Possui ainda a capacidade de produzir raízes aéreas tabulares, extremamente fortes, que podem se fixar novamente ao solo, transformando-se em troncos auxiliares que ajudam a suportar os pesados troncos e contribuem para o alargamento da copa.
Palavras-chave: Ficus elastica Roxb
Seringueira
Seringueira-de-jardim
Árvore-da-borracha
Hospedeiro
Ganoderma applanatum
Cogumelo “orelha de pau”
Fungos
Citação: Russomanno, Olga Maria Ripinskas; Coutinho, Leila Nakati; Kruppa, Pedro Carlos; Porto, Bruno H. C. Ficus elastica: novo hospedeiro de Ganoderma applanatum. São Paulo: Instituto Biológico, 2012. (Comunicado técnico, 178).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/294
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ficus elasticanovo hospedeiro de Ganoderma applanatum.pdf3.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.