Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/299
Título: Doenças fúngicas do urucum
Autor(es): Russomanno, Olga Maria Ripinskas
Kruppa, Pedro Carlos
Fabri, Eliane Gomes
Data do documento: 4-Abr-2012
Resumo: O urucum (Bixa orellana L.), família Bixaceae, é uma planta rústica, na forma de um arbusto grande ou árvore pequena, medindo aproximadamente 3-5 metros de altura, originário da América tropical, incluindo a região Amazônica brasileira. Produz frutos denominados de cápsulas ou cachopas, no interior dos quais podem ser produzidas de 40 a 70 sementes. No pericarpo (camada que envolve as sementes) encontram-se os pigmentos que são amplamente industrializados. Cerca de 80% do pericarpo é constituído por um carotenoide chamado de bixina, com propriedade corante. A moagem das sementes dá origem ao conhecido colorau, corante usado na culinária caseira e na indústria alimentícia. Além de sua utilização na culinária, o urucum é largamente empregado na indústria têxtil, farmacêutica e de cosméticos. Na medicina popular, há quem utilize a planta de urucum como tratamento para diversos tipos de doenças.
Palavras-chave: Urucum
Bixa orellana L
Oídio
Cercosporiose
Antracnose
Doenças fúngicas
Citação: Russomanno, Olga Maria Ripinskas; Kruppa, Pedro Carlos; Fabri, Eliane Gomes. Doenças fúngicas do urucum. São Paulo: Instituto Biológico, 2012. (Comunicado técnico, 172).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/299
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doenças fúngicas do urucum.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.