Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/335
Título: Primeira constatação de Tecaphora spilantes (Ustilaginales)sobre jambú cultivado no Estado de São Paulo
Autor(es): Aparecido, Christiane Ceriani
Coutinho, Leila Nakati
Figueiredo, Mario Barreto
Data do documento: 14-Abr-2005
Resumo: O jambú (Spilantes oleraceae L. ), planta da família Asteraceae, é amplamente cultivada em vários municípios da região nordeste do Estado do Pará nos quais o seu consumo é signi􀃕cativo em festas populares. Trata-se também de um produto importante na culinária regional e na alimentação cotidiana. O jambú é conhecido no Pará por vários outros nomes populares como: Agrião do Pará, Agrião do Brasil, Agrião do Norte, Jabuaçú, Erva maluca, Jaburama, Botão de Ouro etc. Em seu uso tradicional as folhas e as 􀃖ores dos espilantes são utilizadas na elaboração de infusões para o tratamento da dispepsia, malária, infecções da boca e da garganta. É também recomendado contra a avitaminose C, além de antibiótico e anestésico. Produz um óleo essencial com índice elevado de uma substância conhecida como spilanthol responsável por tais propriedades, o que tem despertado interesse de pesquisadores ligados à saúde. Esta é, provavelmente, a razão porque esta planta está sendo cultivada em Botucatu, SP, pela ANIDRO do Brasil Ltda.
Palavras-chave: Utilizado
Infusões
Antibiótico
Anestésico
Citação: Aparecido, Christiane Ceriani; Coutinho, Leila Nakati; Figueiredo, Mário Barreto. Primeira constatação de Tecaphora spilantes (Ustilaginales)sobre jambú cultivado no Estado de São Paulo. São Paulo: Instituto Biológico, 2005. (Comunicado técnico, 22).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/335
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Primeira constatação de Tecaphora spilantes Ustilaginalessobre jambú cultivado no Estado de São Paulo.pdf169.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.