Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/350
Título: Doenças da cenoura: queima das folhas por alternária e cercóspora
Autor(es): Töfoli, Jesus Guerino
Domingues, Ricardo José
Data do documento: 24-Mai-2006
Resumo: Originária da Ásia, a cenoura (Daucus carota L.) alcançou popularidade graças a seleções realizadas na França e Holanda no século XVII. Ampla versatilidade culinária e adaptabilidade a diferentes condições de cultivo tornaram a cenoura a apiáce mais cultivada no mundo, superando facilmente outras culturas da família, tais como: a mandioquinha-salsa, o aipo, o funcho, a salsa e o coentro. Rica em ß-caroteno – precursor da vitamina A potássio e fibras, tem sido sugerida como um importante alimento, visto apresentar princípios ativos eficientes na redução dos níveis de colesterol, controle de infecções e proteção contra alguns tipos de câncer. No Brasil, a cenoura é cultivada principalmente nas regiões sul e sudeste, abrangendo os Estados de Minas Gerais (São Gotardo, Santa Juliana e Carandaí), São Paulo (Piedade, Ibiúna, São José do Rio Pardo e Mogi das Cruzes), Paraná (Marilândia do Sul) e Rio Grande do Sul (Caxias do Sul). Embora encontre melhores condições de cultivo em áreas de clima ameno, graças ao desenvolvimento de cultivares tolerantes ao calor e com resistência às principais doenças de folhagem, o plantio de cenoura vem-se expandindo também nos Estados da Bahia e de Goiás.
Palavras-chave: Cenoura
Doença da Cenoura
Citação: Tofoli, Jesus Guerino; Domingues, Ricardo José. Doenças da cenoura: queima das folhas por alternáriae cercóspora. São Paulo: Instituto Biológico, 2006. (Comunicado técnico, 12).
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/350
Aparece nas coleções:Comunicados Técnicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doenças da cenouraqueima das folhas por alternária e cercóspora.pdf354.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.