Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/99
Título: Avaliação da transferência de imunidade passiva colostral e desenvolvimento ponderal de bezerros búfalos Murrah submetidos a diferentes formas de aleitamento
Autor(es): Sturaro, Márcio José Ricardo
Orientador: Pituco, Edviges Maristela
Coorientador: Bittar, Carla Maris Machado
Data do documento: 2018
Resumo: Os búfalos são animais versáteis, pois possibilitam a exploração econômica da sua produção de leite, carne e trabalho, além de apresentarem adaptação às condições edafoclimáticas tropicais. Na região Sudoeste Paulista ocorre a predominância da produção de leite de búfalas destinado a laticínios especializados na produção de derivados lácteos, em especial o queijo mozzarella. O presente estudo foi desenvolvido em uma propriedade localizada na cidade de Alambari – SP, especializada na produção de leite de búfalas da raça Murrah, com 21 animais nascidos entre os meses de Março e Maio do ano de 2017. Os bezerros búfalos foram separados das mães com 24 a 48 horas de vida e mantidos em bezerreiro do tipo argentino, para que tivessem acesso livre a sombra, água e ração do 10º ao 90º dia de vida. Os bezerros búfalos foram distribuídos em três grupos: o 1º grupo recebeu leite de búfalas mais sucedâneo, água e ração, o 2º grupo foi tratado com sucedâneo, água e ração e o 3º foi o grupo controle que recebeu leite de búfalas in natura, água e ração. Coletas de sangue foram realizadas de 24 a 48 horas de vida, a cada 15 dias e no dia do desaleitamento. A virusneutralização às 24 a 48 horas de vida detectou 90,47% de animais soropositivos ao BoHV-1 (Rinotraqueíte Infecciosa Bovina-IBR/IPV). Os títulos médios geométricos (GMT) de anticorpos para o BoHV-1 diminuíram significativamente de 24 a 48 horas de vida (1,88) ao 91º dia de vida (0,97) (P<0,0001), evidenciando a transferência de imunidade passiva para os bezerros após ingestão do colostro. A alta taxa de animais soropositivos após a mamada do colostro é um indício da circulação viral no rebanho, uma vez que o mesmo não apresenta histórico de vacinação contra BoHV-1. O grupo controle apresentou maior ganho de peso que os grupos 1 e 2 (P<0,0001), que não diferiram entre si. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização do sucedâneo bovino como substituto do leite de búfalas para a criação dos bezerros obteve um ganho de peso menor quando comparado ao leite de búfalas in natura, mas resultou em significativa economia de recursos financeiros.
Palavras-chave: Desmame precoce
Sucedâneo
Ganho de peso
Imunidade passiva
BoHV-1
Citação: Sturaro, Márcio José Ricardo. Avaliação da transferência de imunidade passiva colostral e desenvolvimento ponderal de bezerros búfalos Murrah submetidos a diferentes formas de aleitamento. 2018. 62 f. Tese (Doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2018.
Idioma: pt_BR
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/99
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcio José Ricardo Sturaro.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.