Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1149
Título: Identificação de novas espécies de Streptomyces associadas à sarna da batata
Título(s) alternativo(s): Identification of new species of Streptomyces associated with potato scab
Autor(es): Vitor, Lucas
Orientador: Destéfano, Suzete Aparecida Lanza
Data do documento: Jan-2022
Resumo: A sarna da batata é uma doença de ocorrência generalizada nas regiões produtoras do Brasil, tornando-se um fator limitante no cultivo dessa cultura. Essa doença afeta a qualidade da batata devido às lesões na superfície do tubérculo, que diminuem seu valor comercial ou impedem a sua comercialização. Diferentes espécies do gênero Streptomyces são responsáveis por essa doença e o levantamento das espécies patogênicas presentes no país é um fator primordial para a realização de medidas de manejo. O presente estudo teve por objetivo caracterizar e identificar 15 linhagens de Streptomyces sp. associadas à sarna da batata divididas em três grupos genéticos (G6, G9 e G16) por meio de abordagem polifásica envolvendo cinco parâmetros de caracterização: morfológico, bioquímico, fisiológico, patogênico e molecular. A caracterização morfológica demonstrou alta diversidade de coloração de esporos e de colônias das espécies avaliadas, assim como variação de crescimento em diferentes meios de cultivo. As características bioquímicas evidenciaram diferenças entre as linhagens avaliadas no estudo e as linhagens Tipo de Streptomyces associadas à doença. Os dados das avaliações fisiológicas (pH, salinidade e temperatura) permitiram classificá-las em padrões de tolerância. Todas as 15 linhagens se mostraram patogênicas em sementes de rabanete e discos de batata. As análises in silico de PCR-RFLP do gene atpD juntamente com as análises filogenéticas do gene 16S RNAr e MLSA revelaram a ocorrência de nove novas espécies de Streptomyces associadas à sarna da batata no Brasil. Dentre essas, duas linhagens do G6 tiveram seus genomas sequenciados e as avaliações de DDH e ANI confirmaram os dados da ocorrência de novas espécies. Elas foram denominadas Streptomyces hilarionis (IBSBF 2807T) e Streptomyces hayashii (IBSBF 2953T ).
Descrição: A batata (Solanum tuberosum L.) pertence à família das solanáceas, é originária da região andina e encontra-se na quarta colocação como alimento mais produzido do planeta (FIERS et al., 2012). Devido às suas características nutricionais, sua participação como uma das inúmeras culturas difundidas pelo globo, além de pertencer à programas de erradicação da fome no mundo por organizações responsáveis (STARK; THORNTON; NOLTE, 2020). Em 2018, a produção brasileira de batata foi de aproximadamente 3,7 milhões de toneladas (t), em uma área de 118,5 mil hectares (ha) gerando, assim, um rendimento de 31,1 t/ha. Analisando os dados médios de produção entre os anos de 2010 a 2018 verificou-se uma estagnação na produção devido à redução de áreas de plantio notada a cada safra, porém com o avanço das tecnologias houve aumento no rendimento produtivo da batata (FAO, 2018).
Palavras-chave: Sarna da batata
Streptomyces sp
Solanum tuberosum
Taxonomia polifásica
Análises genômicas
Citação: VITOR, Lucas. Identificação de novas espécies de Streptomyces associadas à sarna da batata. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Programa de Pós-Graduação, Instituto Biológico, São Paulo, 2021.
Número DOI: 10.31368/PGSSAAA.2021D.LV008
Idioma: pt_BR
Editora: Instituto Biológico
Local da Publicação: São Paulo
Linha de Pesquisa: Biodiversidade: caracterização, interações, interações ecológicas em agroecossistemas
Agência de Fomento: CAPES e FAPESP
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/1149
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas-vitor (1).pdfIdentificação5.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.