Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/186
Título: Ácaros e psocópteros em plantas aromáticas, condimentares e medicinais desidratadas comercializadas a granel na cidade de São Paulo
Autor(es): Valbuza, Marcia da Fonseca
Orientador: Campos, Ana Eugênia de Carvalho
Coorientador: Potenza, Marcos Roberto
Data do documento: 2017
Resumo: Psocópteros e ácaros infestam mercadorias armazenadas, especialmente quando o ambiente está quente e úmido. Alimentos infestados podem ter sabor alterado e, em alguns casos, causar prejuízo à saúde de quem os consome. Desta maneira, a detecção de artrópodes nos alimentos deve ser realizada por toda a cadeia produtiva, pois os mercados externo e interno estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade e saudabilidade dos alimentos. O comércio de produtos a granel é um dos segmentos que necessita de atenção e monitoramento constantes, devido às condições precárias de armazenamento e comercialização em alguns estabelecimentos. As plantas aromáticas, condimentares e medicinais desidratadas são largamente comercializadas a granel, mas pouco se conhece sobre infestações por ácaros e psocópteros. Assim, este trabalho teve por objetivos avaliar a diversidade de espécies de psocópteros e ácaros em 20 espécies de plantas aromáticas, condimentares e medicinais desidratadas, analisar a atividade de água dos substratos adquiridos e registrar as condições de comercialização nos estabelecimentos de venda a granel na cidade de São Paulo. O levantamento mostrou que ácaros e psocópteros são frequentes, sendo este o primeiro registro no Brasil em nível específico destes artrópodes neste tipo de alimento comercializado a granel. Foi registrado um total de 2.589 espécimes de ácaros correspondendo a 11 espécies e 4.755 espécimes de psocópteros pertencentes a cinco espécies e seis morfoespécies, apesar da atividade de água mostrar-se dentro da faixa segura para inibir crescimento de microrganismos e consequentemente desses artrópodes. O ácaro Typhlodromus transvaalensis (Nesbitt) é registrado pela primeira vez no Brasil infestando produto armazenado. O psocóptero Lepinotus reticulatus é espécie registrada pela primeira vez no Brasil. A maioria dos estabelecimentos investigados apresentou falhas no controle de higiene e de manutenção das instalações, mas mesmo naqueles ambientes limpos e íntegros, os artrópodes foram detectados.
Palavras-chave: Condições ambientais
Pragas
Produtos armazenados
Citação: Valbuza, Marcia da Fonseca. Ácaros e psocópteros em plantas aromáticas, condimentares e medicinais desidratadas comercializadas a granel na cidade de São Paulo. 2017. 48 f. Dissertação (Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio) – Instituto Biológico, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017.
Idioma: pt_BR
Linha de Pesquisa: Manejo integrado de pragas e doenças em ambientes rurais e urbanos
Agência de Fomento: CAPES
URI: http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/186
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia da Fonseca Valbuza.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.